História

A nossa história, o início….

No dia 11 de Maio de 1991 que se reuniu pela primeira vez aquele que viria a ser o Conselho de Fundadores que fez nascer os Amigos do Mar.

Deste conselho fizeram parte os seguintes associados:

- José Bernardino Amândio

- José Carlos Leite Ramalho

- José Manuel Neto Santos

- José Eduardo Regado do Pilar

- António Mário Lopes Leitão

- Francisco José Ferreira Lopes

- Rogério Ramiro da silva

- António Carlos Meira de Carvalho

- Manuel Raimundo Alves Castro

Desta nasceu a primeira Assembleia Geral dos Amigos do Mar que viria a ditar os objectivos desta associação que visavam entre outros:

- Na criação de uma Escola oficial de Mergulho Amador;

- A realização de colóquios nas escolas, sobre os grandes temas da poluição do mar, actividades subaquáticas, biologia marinha, arqueologia naval, entre outros.

- No início da investigação costeira em Arqueologia e Biologia

- Campanha de vigilância ecológica nas praias do norte do País

- Inscrição/Filiação dos Amigos do Mar no Instituto Nacional do Ambiente (INAMB), Federação Portuguesa de actividades Subaquáticas (FPAS), Confederação Nacional das Associações de Defesa do Ambiente.

Passados alguns anos…

Os Amigos do Mar orgulham-se de ter superado as expectativas dos nossos fundadores, que apesar de já estarem num patamar exigente conseguimos atingir um âmbito Nacional, com a criação de vários Núcleos, onde perpetua o Núcleo de Vila Nova de Gaia, com uma actividade ambiental notável. Fomos pioneiros no mergulho, contado já com mais de 60 Cursos de Mergulho administrados, advindo mais de 600 mergulhadores formados.

No ambiente, o mar sempre foi a nossa paixão e tudo que o envolve, desenvolvemos ao longos dos anos projectos com valor impar na protecção e alerta das fragilidades da nossa costa e estuário do Rio Lima, mantendo sempre um paralelismo com a educação ambiental sensibilizando os jovens desde tenra idade até aos escalões universitários sobre a importância da Defesa do ambiente.

Das nossas actividades ambientais destacam-se os estudos ambientais na Zona de Bertiandos, zona protegida, desde 1996, muito fruto do trabalho Ambiental desenvolvido pelos Amigos do Mar. O projecto de identificação de arrojamentos de cetáceos na costa Vianenses, foi outro marco na vida ambiental da Associação, com várias espécies identificadas sempre por brigadas de jovens devidamente acompanhados por biólogos marinhos e entusiastas da natureza. Os programas Ecojovem e conjunto com a Criação do Departamento de Biologia Marinha deram um contributo notável para o desenvolvimento da Associação. Muitos foram os jovens que passaram por estes dois projectos em que onde se realizaram actividades desportivas, em que a canoagem, o windsurf e a navegação náutica abriram os horizontes a muitos jovens vianenses, combinando o desporto com projectos ambiciosos de investigação, sendo um exemplo a construção de um Robot Subaquático, inserido no Projecto Ciência Viva que culminou com a visita do Sr. Ministro da Ciência e Tecnologia Mariano Gago.

O navio Gil Eanes, um dos exemplos das grandes obras navais de Viana do Castelo, hoje um marco turístico na cidade de Viana do Castelo, esteve à beira do desmantelamento, processo esse travado pela nossa associação que iniciou uma campanha para salvar o Gil Eanes que nobremente culminou com o apoio da autarquia vianense tornado possível salvar um grande projecto que tanto serviu os Portugueses quando desenvolvia a sua missão de navio hospital.

Mudamos a história da nossa cidade, com a certeza de estarmos a fazer o bem local e assim contribuir para o bem da humanidade, esperemos que ainda estejamos no inicio de um serviço publico associativo.

Esta associação é de todos e muitos foram os nomes que contribuíram e contribuem para que os Amigos do Mar não parem a sua missão...a todos os que fizeram e fazem a história desta mui nobre Associação, um grande bem aja pelo vosso sentido de associativismo.