Spots de Mergulho Viana do Castelo

spotmergulho

1 - Moinhos de Carreço
Local de mergulho a 15 minutos de barco desde a barra de Viana do Castelo. É constituída por uma formação rochosa coberta por uma rica flora subaquática. A pouca profundidade deste local de mergulho permite vislumbrar as cores fantásticas da vida que povoa o fundo.
Profundidade Max: 10m.
Neste mergulho é possível fazer saída de terra.
Qualificação Mínima: CMAS P1

2 - Canyoning do Forte Velho
Formação rochosa principalmente constituída por xisto – basáltico e com marcas do escoamento das aguas de quando há muito tempo o mar andaria bastante mais recuado em relação ao presente. O resultado da esvaziamento das sucessivas mares são uns “rasgos” na rocha que chegam a atingir 4,0 metros de altura até encontrar a areia.
Local escolhido por grandes cardumes de robalos e sargos para procurar alimento.
Profundidade Max: 30m mas com o decrescente de inclinação permite pairar pelos canyons desde os 15m.
Qualificação Mínima: CMAS P1

3 - Baixa da Sumalhas
Local de excelência para mergulho de profundidade. Esta baixa situa-se a 5 milhas náutica da barra de Viana do Castelo e nasce a 100m de profundidade até aos 20m. A distância à costa permite mergulhos em águas de transparência oceânica.
Qualificação Mínima: CMAS P2

4 - Pedras Ruivas
Local óptimo para aulas de mergulho. Fundo de areia mas com bastante afloramentos rochosos que cria o local indicado para iniciar os alunos no mergulho em águas abertas.
Profundidade Max: Desde os 8m até 15m

5 - Baixa do Parcel
Esta baixa situa-se a 4 milhas náuticas da barra de Viana do Castelo e a sua principal características são penedos enormes que se distribuem pelo fundo. Estes possibilitam iniciar o mergulho a 15m e descer até 30m, 40m… Local repleto de grutas e buracos que bem iluminados permitem encontrar congros, lagostins, santolas e todo um vasto leque de animais que recorrem a estes abrigos naturais.
Qualificação Mínima: CMAS P2

6 - Vapor
É um característico mergulho em naufrágio onde a dureza do mar do Norte já destruiu e apagou as características deste barco a vapor. Neste mergulho podemos encontrar o popa do barco a surgir do fundo de areia e facilmente identificamos as caldeiras. Neste e no restante ferro torcido podemos encontrar congros, bodiões e badejos de grandes dimensões escondidos.
Profundidade Max: 27m
Qualificação Mínima: CMAS P2