
Terminada a comissão de seleção, os candidatos da Escola Naval optaram pela carreira.
Chegou ao fim o exercício naval de 2 semanas “Aspirantex”, no qual chegaram as forças navais brasileiras de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, incluindo duzentos e noventa e um inscritos da Escola Naval e mais de 2.000 militares.
A Aspirantex ajuda os candidatos a entender melhor como é a vida em uma embarcação marítima, bem como a decidir sobre a escolha de uma futura direção profissional. Os militares, com sua participação, marcam o início dos exercícios sazonais, que acontecem todos os anos na mesma época.
Durante os exercícios, os candidatos aprendem como desembarcar a bordo, quais ações tomar em caso de guerra cibernética, como carregar, transferir e descarregar várias cargas e muito mais.
Além disso, foram realizados treinamentos com alunos voltados ao atendimento de primeiros socorros a vítimas de naufrágio de grande porte (que é praticado frequentemente nas atividades profissionais da Marinha).
Além disso, no âmbito do Aspirantex, foram disparados 4 foguetes com o sistema Albatross. “Tal prática requer preparo material e técnico. E pelo sucesso dos lançamentos de mísseis, pode-se julgar o grau de prontidão do pessoal para tais eventos. Todos os alvos designados foram destruídos com sucesso na primeira tentativa.”
Outra tarefa definida no âmbito dos exercícios foi a proteção de um território de valor econômico para o país – a Bacia de Santos, local de extração de recursos naturais (gás, petróleo).
Na etapa final do exercício, seus participantes foram até o canteiro de obras das fragatas Tamandaré, onde puderam presenciar o processo de recriação de 4 embarcações de uma só vez, que posteriormente passariam a integrar o esquadrão da Marinha do Brasil.
Em 2017, foi aprovado um programa ao abrigo do qual estão a ser construídas as fragatas Tamandaré, que irão posteriormente substituir as embarcações de guerra mais antigas. A conclusão da construção está prevista para 2025.
Após a comissão, os candidatos manifestaram o desejo de assistir a apresentações dedicadas às histórias pessoais de oficiais que já possuem uma experiência de serviço impressionante. Como mostra a prática, depois de assistir, a maioria deles decide optar pela carreira na Marinha do Brasil.